Paes 2026: quase 80% dos aprovados da Uema são estudantes de escolas públicas
03/02/2026
(Foto: Reprodução) Universidade Estadual do Maranhão (Uema).
Reprodução/UEMA
Dos 5.529 aprovados no Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes) 2026 da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), 78,19% são estudantes da rede pública. O resultado final foi divulgado nessa segunda-feira (2).
Em cursos de alta concorrência, a presença de alunos da rede pública também cresceu, sendo 87,5% em alguns campi de Direito e mais de 53% em Medicina.
📲 Clique aqui e se inscreva no canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Veja os vídeos que estão em alta no g1
O resultado foi divulgado de acordo com os campi para onde as vagas são destinadas. As listas foram divididas em ampla concorrência; Baixa renda, pretos, pardos e indígenas – BR-PPI; Baixa renda, quilombolas – BR-Q; Baixa renda, demais candidatos – BR-DC; Independente de renda, pretos, pardos e indígenas – IR-PPI; Independente de renda, demais candidatos IR-DC e Pessoa com deficiência – PCD.
Clique aqui e acesse a lista de selecionados
Com o novo sistema de cotas, a Uema abriu 20 novos cursos e ampliou em 11,5% o número de vagas em relação ao ano anterior. Ao todo, 48.065 candidatos disputaram 5.980 vagas.
➡️ Pelo novo sistema de cotas, 50% das vagas são destinadas a estudantes oriundos da rede pública de ensino. Desse total, metade é reservada a candidatos com renda familiar per capita de até dois salários mínimos. Ainda dentro das vagas para egressos da rede pública, o processo seletivo assegura 5% das vagas para pessoas com deficiência.
O vestibular também reserva 20% das vagas dos cursos de Formação de Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros para candidatos negros.
Novos cursos
Outra novidade desta edição é a criação de 20 novos cursos presenciais, distribuídos em 12 campi. As graduações abrangem áreas como saúde, tecnologia, ciências humanas e ciências sociais, ampliando o acesso ao ensino superior em regiões antes não contempladas.
Entre os cursos ofertados estão Psicologia, Enfermagem, Engenharia da Computação, Inteligência Artificial, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Nutrição, Letras em Libras e Educação Física (bacharelado).