Maranhão recebe 60 vagas em edital do Mais Médicos Especialistas; inscrições vão até 19 de fevereiro
06/02/2026
(Foto: Reprodução) Estudo mostra desigualdade na distribuição dos médicos pelo país
O Maranhão foi contemplado com 60 vagas imediatas no segundo ciclo do Mais Médicos Especialistas, iniciativa do Ministério da Saúde voltada à ampliação do atendimento especializado no Sistema Único de Saúde (SUS). As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de fevereiro.
No Maranhão, 43 médicos atuam em áreas como colposcopia e anestesiologia, em diversos municípios maranhenses. As vagas estão disponíveis em 30 municípios do estado (veja a lista abaixo).
📲 Clique aqui e se inscreva no canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Vagas do Projeto Mais Médicos Especialistas no Maranhão
Inscrições
Os interessados podem se inscrever até o dia 19 de fevereiro, por meio da plataforma UNA-SUS.
O programa
O edital foi lançado na última terça-feira (3), em Brasília, e faz parte do programa Agora Tem Especialistas, que busca reduzir filas e ampliar o acesso a consultas, exames e procedimentos de média e alta complexidade.
Serão 16 horas semanais dedicadas à prática assistencial em unidades do SUS e quatro horas semanais de atividades educacionais, que incluem mentoria remota e imersões em serviços de referência.
Atualmente, 583 médicos especialistas atuam no programa em todas as regiões do país e, com o novo edital, a expectativa é chegar a 1.500 profissionais. A maior parte deles atua no interior (48,7%) e nas regiões metropolitanas (34%).
Em todo o país, estão previstas 900 vagas distribuídas em 16 especialidades prioritárias, como anestesiologia, cirurgia geral, radiologia, mastologia, ginecologia e oncologia clínica, com foco em regiões de maior vulnerabilidade social e áreas de difícil acesso.
Criado em 2025, o programa tem como uma de suas metas diminuir o tempo de espera da população por atendimentos especializados. Além do reforço assistencial, a iniciativa combina formação em serviço e provimento de profissionais, especialmente em áreas onde a demanda é maior.
Programa Agora Tem Especialista
Ascom/Ministério da Saúde