Grupo criminoso é alvo de operação que investiga fraudes digitais e adulteração de veículos
21/10/2025
(Foto: Reprodução) Grupo criminoso é alvo de operação que investiga fraudes digitais e adulteração de veículos
Divulgação/ Polícia Civil
A Polícia Civil do Maranhão, em parceria com a Polícia Civil de Mato Grosso, deflagrou, nesta terça-feira (21), a terceira fase da Operação Código Seguro. O objetivo foi desmantelar um grupo criminoso que atua em vários estados, especializado na obtenção e comercialização de dados sensíveis e ferramentas usadas para fraudes e outros crimes pela internet.
A operação cumpriu 48 ordens judiciais em diferentes cidades, incluindo São Paulo (SP), Fortaleza (CE), Cabo Frio (RJ) e Manaus (AM). No Maranhão, a Polícia Civil prendeu um homem em Riachão, após cumprir mandado de prisão preventiva e mandado de busca e apreensão.
As investigações começaram em 2023, quando foram detectados acessos ilegais a sistemas policiais, utilizando credenciais vazadas. A operação já teve duas fases anteriores, em julho e novembro de 2024.
📲 Clique aqui e se inscreva no canal do g1 Maranhão no WhatsApp
A apreensão de materiais nas fases anteriores revelou que o grupo manipulava informações de veículos, usando credenciais furtadas para acessar sistemas governamentais. Com isso, conseguiam alterar dados de chassis, motores e placas de veículos, o que permitia a regularização de veículos furtados ou roubados, facilitando sua revenda.