Carnaval com saúde: SES-MA realiza ações de prevenção de IST durante a folia
16/02/2026
(Foto: Reprodução) O Carnaval do Maranhão já se consagrou como um dos maiores do país, com grandes atrações e um mar de gente acompanhando os trios pela avenida e curtindo nas ruas do Centro Histórico. Mas, em meio à agitação dessa grande festa popular, promovida pelo Governo do Estado em São Luís, há espaço para a promoção da saúde.
Desde o pré-Carnaval, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) tem levado para os circuitos ações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), dentro da campanha Saúde no Carnaval, que reúne estratégias de prevenção, educação e assistência à população, destacando a importância de o folião cuidar da saúde.
Os profissionais transmitem as informações de forma acessível, aproximam os serviços de saúde da população.
Divulgação/Governo do Maranhão
No período de Carnaval, a agitação da festa e o consumo de bebidas alcoólicas podem levar os foliões à prática sexual desprotegida, por isso a SES se faz presente na folia para lembrar que a prevenção deve ser constante.
As equipes são formadas por profissionais e técnicos da Secretaria de Estado da Saúde, incluindo equipes da Coordenação de Atenção às IST/Aids e Hepatites Virais, além de profissionais da área da enfermagem e outros trabalhadores da saúde, que foram capacitados para atuar nas ações educativas.
Os profissionais se deslocam nos pontos de grande movimentação dos circuitos Vem pro Mar e Vem pro Centro entregando, gratuitamente, preservativos masculinos e femininos, géis lubrificantes, autotestes, além de panfletos educativos e orientações diretas sobre prevenção às IST, saúde sexual e reprodutiva, tudo para deixar o folião informado sobre como curtir a festa de forma segura. Também há abordagem educativa corpo a corpo, com esclarecimento de dúvidas e incentivo ao cuidado e à responsabilidade durante a festa.
Os profissionais transmitem as informações de forma acessível, aproximam os serviços de saúde da população e reforçam que a alegria do Carnaval pode caminhar lado a lado com a prevenção e o cuidado com a vida.
A Secretaria de Estado da Saúde destaca que o trabalho preventivo neste período marcado por grande aglomeração e maior exposição é fundamental para reduzir os riscos de contaminação por IST, contribuindo com a promoção e o cuidado em saúde.
“O Governo do Estado tem o compromisso de proteger a saúde da população em todos os momentos, e no Carnaval isso se torna ainda mais necessário. A presença da Secretaria de Estado da Saúde nos circuitos da folia reforça o papel do poder público em orientar, prevenir e garantir acesso à informação, promovendo escolhas mais seguras e responsáveis. Nosso trabalho é levar educação em saúde para perto das pessoas, fortalecer a prevenção às infecções sexualmente transmissíveis e assegurar que esse cuidado continue disponível na rede estadual durante todo o ano”, destaca Jocélia Frazão, coordenadora do Departamento de IST/Aids e Hepatites Virais da SES-MA.
Os profissionais transmitem as informações de forma acessível, aproximam os serviços de saúde da população.
Divulgação/Governo do Maranhão
Durante todo o período da folia, a SES vai distribuir gratuitamente mais de 4 milhões de insumos, incluindo os preservativos, lubrificantes e autotestes. Do total, 317 mil insumos serão destinados à capital, enquanto 3,8 milhões já foram distribuídos às regionais de saúde, garantindo o abastecimento dos municípios e ampliando o alcance das ações preventivas em todo o estado.
A SES-MA reforça que as campanhas de prevenção contra as ISTs não são feitas apenas no período do Carnaval, mas no ano inteiro, com ações educativas, distribuição regular de preservativos e insumos, ações em escolas, unidades de saúde e comunidades, além de testagem, diagnóstico, acompanhamento e tratamento por meio da rede estadual e municipal de saúde.
Durante todo o período da folia, a SES vai distribuir gratuitamente mais de 4 milhões de insumos, incluindo os preservativos, lubrificantes e autotestes
Divulgação/Governo do Maranhão
Onde procurar ajuda
Caso o folião se descuide, ele pode buscar ajuda e orientação em uma unidade básica de saúde em caso de dúvida, exposição de risco ou sintomas. A SES-MA destaca que a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) é o tratamento de emergência usado após uma possível exposição ao HIV, devendo ser iniciado em até 72 horas e está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Na rede estadual de saúde, o Hospital Presidente Vargas é referência no tratamento de HIV/Aids, ISTs, doenças tropicais e Tuberculose.
Principais IST
Segundo o Ministério da Saúde, as Infecções Sexualmente Transmissíveis são causadas por vírus, bactérias ou por outros microrganismos. Elas são transmitidas, principalmente, durante as relações sexuais sem preservativo.
O contágio pode ocorrer por sexo oral, vaginal ou anal com uma pessoa infectada, além da transmissão da mãe para o bebê na gestação, no parto ou na amamentação. E, de forma menos comum, as IST também podem ser transmitidas por contato não sexual, quando mucosas ou feridas entram em contato com secreções corporais contaminadas.
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, o tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e ajuda a interromper a transmissão das infecções. O atendimento, o diagnóstico e o tratamento são gratuitos na rede pública de saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Quando não tratadas corretamente, as IST podem causar complicações graves e, em alguns casos, levar à morte.
As principais Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) monitoradas pelo Ministério da Saúde incluem: sífilis, HIV/Aids, hepatites virais, gonorreia, clamídia, herpes genital, infecção pelo papilomavírus humano (HPV) e tricomoníase.