A lição de vida que uma mãe deixou para filho após 19 anos de batalha contra câncer: 'Não perdeu a alegria'

  • 23/06/2026
(Foto: Reprodução)
Após 19 anos convivendo com câncer, mulher deixa legado de fé e esperança para a família Arquivo pessoal Durante 19 anos, Maria Edneuza Guazina conviveu com o câncer sem deixar que a doença definisse quem ela era. Diagnosticada com câncer de mama aos 43 anos, em 2007, ela passou por tratamentos, enfrentou uma metástase em 2021 e, nos últimos meses de vida, viu a doença atingir outros órgãos e os ossos. Em homenagem à mãe, o filho, José Roberto de Melo Queiroz Filho, de 32 anos, correu 19 quilômetros — um para cada ano de luta dela contra o câncer. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp Agora no g1 Maria Edneuza passou por tratamentos ao longo dos anos. Em 2021, a doença evoluiu para metástase. Nos últimos meses de vida, o câncer atingiu outros órgãos e os ossos, conforme a família. Segundo o filho, Maria manteve a fé e a alegria até os últimos dias. Maria morreu há duas semanas, aos 62 anos. Para a família, fica a lembrança de uma mulher que transformou quase duas décadas de tratamento em uma trajetória marcada pela esperança. "Ninguém espera sair de uma consulta médica com um diagnóstico de câncer. Foi um grande choque para ela", relembra José Roberto. Fé moveu tratamento Filho corre 19 km para homenagear mãe que morreu após lutar 19 anos contra o câncer José Roberto Queiroz Nos primeiros dias após a descoberta da doença, Maria ficou abatida, mas encontrou forças na fé para seguir em frente. Conhecida por manter uma rotina ativa, ela procurou não interromper completamente a vida durante o tratamento. "Depois da primeira cirurgia e da quimioterapia, ela nunca se deixou abater. Chegou a ir de bicicleta para algumas sessões, não perdeu a alegria e nunca reclamou.", conta o filho. A postura de Maria diante da doença marcou não apenas a família, mas também as pessoas que conviveram com ela ao longo dos anos. Segundo José Roberto, mesmo quando recebia notícias difíceis sobre a evolução do câncer, ela mantinha a serenidade. Para o filho, a principal herança deixada pela mãe não está relacionada à luta contra o câncer, mas à forma como escolheu viver apesar dele. "Minha mãe se foi, mas viveu intensamente cada momento, feliz, alegre, contagiando a todos com sua energia e agradecendo a Deus por tudo. Essa é a imagem que fica para mim", diz. A fé, segundo ele, foi o alicerce que sustentou Maria durante os 19 anos de tratamento. Homenagem e legado Família em homenagem. Arquivo pessoal/Reprodução Após a morte da mãe, José Roberto decidiu percorrer 19 quilômetros em homenagem aos 19 anos em que ela conviveu com o câncer. Durante o trajeto, relembrou momentos da infância, os conselhos recebidos e a relação de cumplicidade que os dois construíram ao longo da vida. Ao lembrar da trajetória de Maria, ele acredita que a força demonstrada por ela pode servir de inspiração para outras pessoas que enfrentam a doença. "O maior legado que minha mãe deixou foi a fé. As pessoas passam muito tempo reclamando e questionando as coisas. Ore pela sua cura e acredite. Minha mãe foi muito mais do que uma mãe. Era minha confidente, minha amiga e meu exemplo." *Estagiários sob supervisão de José Câmara. Filho corre 19 km para homenagear mãe Arquivo pessoal Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:

FONTE: https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2026/06/23/a-licao-de-vida-que-uma-mae-deixou-para-filho-apos-19-anos-de-batalha-contra-cancer-nao-perdeu-a-alegria.ghtml


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. saudade da minha vida

gustavo lima

top2
2. uai

zé neto e cristiano

top3
3. rancorosa

henrique e juliano

top4
4. eu e voce

jorge e matheus

top5
5. solteirou

luan santana

Anunciantes