51 aves são resgatadas em São Luís durante operação nacional contra tráfico de animais
29/10/2025
(Foto: Reprodução) O resgate aconteceu em cinco bairros de São Luís: Vila Embratel, Areinha, Bairro de Fátima, Turu e Pão de Açúcar.
Divulgação/ MPMA
Cinquenta e uma aves silvestres foram resgatadas nesta quarta-feira (29) durante uma operação do Ministério Público do Maranhão (MPMA), em São Luís. A ação aconteceu em residências nos bairros Vila Embratel, Areinha, Bairro de Fátima, Turu e Pão de Açúcar, e teve como foco o combate ao tráfico de animais.
A operação fez parte da Operação Libertas, uma mobilização nacional realizada em 11 estados para combater o tráfico de animais silvestres. No Maranhão, a ação teve cinco alvos na capital e resultou no resgate das aves que eram mantidas ilegalmente em cativeiro.
Entre os animais resgatados estão 19 bigodes, 11 canários exóticos, 5 trinca-ferros, 4 papa-capins, 3 canários-da-terra, além de curiós, pipiras, tizis, um xexéu, um furiel e um papagaio.
📲 Clique aqui e se inscreva no canal do g1 Maranhão no WhatsApp
As aves foram levadas a centros de reabilitação, onde recebem cuidados veterinários. A intenção é que, sempre que possível, elas sejam devolvidas à natureza.
Participaram da operação, pelo Ministério Público do Maranhão, os promotores de Justiça de Meio Ambiente Cláudio Rabelo e Luís Fernando Barreto.
A Operação Libertas é coordenada pela Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa), por meio do Projeto Libertas, e pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). A ação também contou com o apoio de Polícias Ambientais e órgãos de fiscalização.
Além do Maranhão, a operação foi realizada em Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Bahia.
Em todo o país, a operação também apura crimes relacionados, como receptação, falsificação de documentos, maus-tratos e envolvimento em organização criminosa.
“A operação deflagrada hoje é uma resposta contundente do Estado para proteger nossa fauna, essencial para o equilíbrio ambiental. As investigações seguem para consolidar provas e oferecer denúncia criminal pelos crimes de tráfico de fauna, maus-tratos, associação criminosa e lavagem de dinheiro”, afirmou Luciana de Paula Imaculada, promotora de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais e coordenadora da operação pelo Projeto Libertas.
Balanço da Operação Libertas 2025
11 estados: Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Bahia.
84 alvos deflagrados
18 pessoas presas, sendo 11 em flagrante – entre traficantes, receptadores e transportadores;
755 animais silvestres resgatados, a maior parte aves, além de répteis.
Bens apreendidos: 37 aparelhos celulares, 4 armas de fogo, 1.230 munições, 1 veículo, 20 gaiolas, 7 armadilhas, 3 transportadores e documentos falsos.
Outros crimes associados: receptação, falsificação de sinal ou documento público, organização criminosa, maus tratos, porte ilegal de armas, dentre outros.